quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Destaque de Outubro de 2010 - Paulo César Baruk


Paulo César Baruk, mais conhecido como Baruk, é um cantor brasileiro de música gospel.

Quando criança, Paulo César queria ser jogador de futebol. Nada de seguir a "carreira" do pai, um pastor assembleiano. Mas foi um dos irmãos mais velhos, Levi, quem o influenciou a ser o que é hoje: um artista.

Levi era regente de uma orquestra e praticamente forçava Paulo César a estudar música, bancando até os seus estudos em conservatórios. Aos 14 anos, Paulo César mudou-se (sem a família) para a capital de São Paulo, a fim de estudar a bendita música que Levi tanto queria que ele estudasse.

Quando, enfim, decidiu levar a música a sério, Paulo César achou que precisava de um nome melhor do que ‘Paulo César’ para se apresentar. E foi aí que entrou o Baruk. De início, apenas um nome artístico, Baruk significa abençoado ou bendito. Agora integra o nome civil de Paulo César Baruk.

Baruk, como é mais conhecido hoje, gravou em estúdio pela primeira vez fazendo vocal de apoio do palhaço Bozo. Trabalhou muito tempo fazendo backing vocal até que foi convidado a produzir um disco. Aceitou como desafio e acabou se tornando um dos melhores produtores musicais do país, tendo produzido mais de 50 discos até 2009.

Mas entre a realização de backing vocal e produção de discos, veio a carreira solo. O primeiro disco solo do Baruk foi lançado em 1999, pela Bompastor, Em Tua Presença. Contava com 10 músicas, entre composições próprias, versões de músicas estrangeiras, parcerias e músicas de outros compositores.

Ainda pela Bompastor, lançou em 2001 o disco Quanto Amor, desta vez com apenas duas composições próprias e, em 2003, o disco Diferente, com mais composições próprias e a gravação de uma música em língua espanhola (Con Tu Amor, de Rudy Perez).

O nome Paulo César Baruk evoca distintas e inúmeras qualidades, todas estas advindas da unção do Espírito Santo e da vontade terna do Pai em fazer ser visto neste seu servo, sinais do Reino do Filho do Amor.

Com um ministério apaixonado, Baruk conquista cada vez mais admiradores. São pessoas que se identificam com a alegria que reside no coração deste adorador e também se impressionam com sua inegável musicalidade. Seus trabalhos, seja em seus próprios CDs, seja em participações nos discos de outros artistas, como músico, cantor, produtor ou arranjador, destacam sua competência, que resulta em extrema devoção ao Senhor.

Em sua carreira solo, Baruk explora vários ritmos musicais: rock, pop, R&B, funk e até mesmo MPB.

Baruk começou na música ainda adolescente, integrando corais, bandas e orquestras como instrumentista. Aos dezoito anos já gravava em estúdio fazendo backing vocal em vários CDs evangélicos e seculares.

Com bastante carisma, uma bela voz e muita sensibilidade, Baruk caminhou naturalmente para uma carreira solo. Versatilidade, poesia, interpretações mergulhadas em sentimento, baladas inspiradoras e som contagiante.

Estes são alguns dos ingredientes contidos nos trabalhos musicais realizados no decorrer da carreira deste expoente da música gospel brasileira.Suas canções falam de um Deus amoroso, que se preocupa com cada um de nós individualmente.

Soul, funk, rock e RB, são os ritmos usados por Baruk para louvar o Senhor. Baruk sabe usar, com total liberdade e domínio, cada um deles, aplicando muito bem todas as técnicas referentes a esses tipos de música.

Em 3 de fevereiro de 2010, Baruk esteve presente no “Som da Solidariedade”, evento promovido pela Igreja Batista do Povo para arrecadar fundos para a tragédia ocorrida no Haiti. Neste evento, também estiveram presentes Thiago Grulha, Samuel Mizrahy e Juliano Son (Livres para adorar). A entrada no evento foi gratuita, sendo que durante as músicas foi levantada uma oferta voluntária pelos presentes.

Louvor Eletroacústico I é o quarto disco do Paulo César Baruk, que junto com o Louvor Eletroacústico II, tornou o artista conhecido no Brasil inteiro e em parte dos Estados Unidos. O primeiro foi lançado em 2005 e o segundo em 2007. O ponto forte dos dois discos é a mistura de ritmos como o soul, o funk (norte-americano), o rock e até uma leve pitada de salsa.

Com o Louvor Eletroacústico I e II o cantor conseguiu atrair principalmente o público jovem e adolescente. Entre os dois álbuns, Baruk lançou o disco Dependente, em 2006.

Em 2009, numa tentativa de atrair também o público mais velho, Baruk lança em parceria com o músico Leandro Rodrigues o disco Piano e Voz, Amigos e Pertences, com regravações de composições clássicas cristãs.

No início de 2010, o cantor apresentou o Troféu Talento 2009, onde foi premiado como produtor do álbum Simplesmente Servo, de Rodrigo Mozart. Este é, também, o ano de lançamento do seu trabalho solo mais recente: Multiforme.

Discografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário